CEA – Certificação de Especialista em Investimento ANBIMA

A CEA pode ser considerada a certificação mais cobiçada para os profissionais que trabalham nas instituições financeiras (ex. bancos e plataforma de atendimentos). Por ser mais abrangente do que as CPAs, muitos interessados que buscam crescimento profissional, mais conhecimento e domínio sobre os assuntos relacionados a investimentos e mercado financeiro à desejam.

Vale destacar que o profissional certificado CEA pode exercer as funções de quem possui a CPA 10 ou CPA 20. Seu público alvo são profissionais que assessoram os gerentes de contas de clientes investidores, fazendo a recomendação e planejamento de investimento, pois, indica que o profissional detentor da CEA é capaz de entender os produtos existentes no mercado e, dado o perfil do cliente, tolerância a risco e horizonte de tempo, indica a melhor opção para ele.

Quanto ao conteúdo é basicamente o aprofundamento dos assuntos abordados nos CPAs com a inclusão de outros assuntos importantes. Diferentes dos CPAs do qual a prova é exclusivamente teórica, a CEA exige conhecimento prático de matemática financeira e cálculo para resolução de alguns exercícios, logo, o domínio da HP12C é imprescindível.

Consequentemente, o nível de dificuldade da CEA pode ser considerado de moderado a alto dependendo do nível de conhecimento do candidato. Possuir a CEA no currículo já é considerado um grande diferencial na entrevista de emprego pois ainda é uma certificação pouco obtida pelos profissionais de mercado.

É necessário a renovação da certificação a cada 4 anos para profissionais que atualmente trabalham em alguma instituição financeira e 3 anos para os que ainda não trabalham. Não existem pré requisitos para se obter a CEA. Assim como as anteriores a ANBIMA é órgão que concede a certificação CEA.

A prova é computadorizada com o agendamento prévio do local e data sendo responsabilidade do candidato. O exame é composto por 70 questões de múltipla escolha, também com 4 alternativas e por ser mais extensa o candidato dispõe de 3:30 horas para realização da prova. Não diferente das CPAs, o candidato deve obter o mínimo de 70% de acerto, e a periodicidade para o agendamento e realização da prova é mensal.

O exame abrange assuntos diversos como: Sistema Financeiro Nacional e Participantes do Mercado, Princípios Básicos de Economia e Finanças, Instrumentos de Renda Variável, Renda Fixa e Derivativos, Fundos de Investimento, Previdência Complementar, Gestão de Carteiras e Risco e Planejamento de Investimentos. Atualmente o valor para realização da CEA é de R$ 687,00* para associados e R$ 824,00* para não associados.

Mais de 5.435 certificações CEA* já foram emitidas até o momento.

*Informações baseadas no site da ANBIMA em 05/2019.

Leave a comment