ANCORD – AAI – Agente Autônomo de Investimentos

A Certificação AAI é voltada ao profissional de investimentos autônomo como o próprio nome sugere. O agente autônomo é o profissional responsável por intermediar operações no mercado financeiro, junto a seus clientes, atuando principalmente na distribuição de títulos e valores mobiliários, através de corretoras e escritórios de investimentos.

O AAI é mais do que uma certificação, é uma exigência para todos os interessados em trabalhar como profissionais autônomos de investimento, conforme a Resolução no 2.838, de 2001 do BACEN, e com a Instrução no 497 da CVM, de 2011.

O profissional tem a responsabilidade de prestar o serviço de consultoria aos seus clientes e através desse relacionamento apresentar as alternativas de investimentos e orientações gerais ao investidor. Quem concede a certificação AAI é a ANCORD (Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias).

A ANCORD é uma entidade da indústria de valores mobiliários que faz o papel de representação de diversos agentes: Corretoras de câmbio, Corretoras e Distribuidoras de Valores Mobiliários, Assets, Bancos, Agentes Autônomos dentre outros. Sua finalidade é regular o mercado e contribuir com conhecimentos para profissionais da área e para o público em geral.

A prova é computadorizada com o agendamento prévio do local e data sendo responsabilidade do candidato. O exame é composto por 80 questões de múltipla escolha, com 4 alternativas e o candidato dispõe de 2:30 horas para realização da prova. O candidato deve obter o mínimo de 70% de acerto e no mínimo 50% das questões dos cinco tópicos principais, destacados no regulamento do exame, e a periodicidade para o agendamento e realização da prova é semanal.

O exame abrange assuntos diversos como: A Atividade do Agente Autônomo de Investimento, Código de Conduta do Agente Autônomo de Investimento, Lei no9.613/98, Economia, Sistema Financeiro Nacional, Instituições e Intermediadores Financeiros, Administração de Risco, Mercado de Capitais (Produtos, Modalidades Operacionais, Liquidação), Fundos de Investimentos, Outros Fundos de Investimento Regulados pela Comissão de Valores Mobiliários – CVM, Securitização de Recebíveis, Clubes de Investimentos, Matemática Financeira (Conceitos Básicos), Mercado Financeiro (Outros produtos não classificados como valores mobiliários, Modalidades, Operacionais, Liquidação), Mercados Derivativos (Produtos, Modalidades Operacionais, Liquidação).

Atualmente o valor para realização da AAI é de R$ 460,00.

*Informações baseadas no site da ANCORD em 05/2019.

Leave a comment