CPA 10 – Certificação Profissional Anbima – Série 10

A CPA-10 é a certificação indicada para quem deseja ingressar no Mercado Financeiro ou para para profissionais das instituições participantes (Bancos, Plataforma de Atendimento e Cooperativas) que já trabalham na área e desejam atuar na venda de produtos de investimentos junto ao público investidor (PF e PJ).

Por se tratar de uma certificação introdutória, o nível de dificuldade da CPA 10 é considerado baixo se comparada com outras certificações existentes no mercado. Atualmente possuir a CPA 10 no currículo não é considerado mais um diferencial na entrevista de emprego, devido a sua popularidade e quantidade de profissionais certificados.

É necessário a renovação da certificação a cada 4 anos para profissionais que atualmente trabalham em alguma instituição financeira e 3 anos para os que ainda não trabalham. Não existem pré requisitos para se obter a CPA 10.

A ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) é um órgão de autorregulação e representação do mercado. É ela quem certifica o profissional com a CPA 10. A prova é computadorizada e o local e data são previamente agendados pelo candidato.

O exame é composto por 50 questões de múltipla escolha, com 4 alternativas. O profissional tem 2 horas para a conclusão da prova. Para obter o certificado, o candidato deve obter o mínimo de 70% de acerto sobre as 50 questões da prova. A periodicidade para o agendamento e realização da prova é diária ou semanal, dependendo do local escolhido pelo candidato.

O exame abrange assuntos diversos como: Sistema Financeiro Nacional e Participantes do Mercado, Ética, Regulamentação, Análise Perfil Investidor, Noçõesde Economia e Finanças, Princípios de Investimento, Fundos de Investimento, Instrumentos de Renda Variável e Renda Fixa e Previdência Complementar.

Atualmente a CPA 10 é a certificação mais barata, custando cerca de R$ 260,50* para associados e R$ 313,00* para não associados, e com certeza é a mais fácil de se obter da ANBIMA. Mais de 399.000 certificações CPA-10* já foram emitidas até o momento.

*Informações baseadas no site da ANBIMA em 05/2019.

Leave a comment