A CPA 20 é muito semelhante à CPA 10 porém seu conteúdo é um pouco mais extenso por ser uma certificação principalmente destinada a profissionais atuantes no segmento de alta renda.
Com esta certificação no currículo, o profissional alimenta a chance de conquistar uma promoção ou até conseguir o primeiro trabalho no mercado financeiro. O nível de dificuldade da CPA 20 pode ser considerada de baixo a moderado pois assim como a CPA 10 é composta apenas por questões teóricas.
Possuir a CPA 20 no currículo já é considerado um diferencial na entrevista de emprego para aqueles que pretendem conseguir uma oportunidade no mercado financeiro. É necessário a renovação da certificação a cada 4 anos para profissionais que atualmente trabalham em alguma instituição financeira e 3 anos para os que ainda não trabalham. Não existem pré requisitos para se obter a CPA 20.
O orgão que concede a certificação CPA 20 também é a ANBIMA e diferente da CPA 10 o exame é composto por 60 questões de múltipla escolha, com 4 alternativas por questão e o candidato dispõe 2:30 horas para realização de toda prova. A prova também é computadorizada e o local e data são previamente agendados pelo candidato.
Não diferente da anterior, o candidato deve obter o mínimo de 70% de acerto e a periodicidade para o agendamento e realização da prova é diária ou semanal, dependendo do local escolhido pelo candidato.
O exame abrange assuntos diversos como: Sistema Financeiro Nacional e Participantes do Mercado, Compliance Legal, Ética, e Análise Perfil Investidor, Princípios Básicos de Economia e Finanças, Instrumentos de Renda Variável, Renda Fixa e Derivativos, Fundos de Investimento, Previdência Complementar, Mensuração e Gestão de Performance e Risco.
Atualmente o valor para realização da CPA 20 é de R$ 411,00* para associados e R$ 493,00* para não associados. Mais de 133.000 certificações CPA-20* já foram emitidas até o momento.
*Informações baseadas no site da ANBIMA em 05/2019.